Poemas Escolhidos

Livro usado

Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004) foi uma das principais poetas portuguesas do século XX. Teve uma carreira literária marcada pelo classicismo formal de suas composições e pela ação política - nas décadas de 60 e 70, participou ativamente da resistência ao regime salazarista, elegeu-se deputada e escreveu poemas de sentido político explícito.
Esta antologia selecionada por Vilma Arêas inclui composições de todos os seus livros, desde o de estréia, Poesia (1944), até as últimas obras, como Mar (2001), passando por Coral (1950), Grades (1970), Dual (1972) e Musa (1994). A autora recebeu prêmios importantes, como o Camões (1999) e o Reina Sofía de Poesia (2004).
A paisagem, a terra, e sobretudo o mar ocupam lugar central na poesia de Sophia, com imagens que geram belas composições de caráter pictórico. Por outro lado, a cidade aparece como um espaço de dor, limite e perda, mas também de luta e compromisso.
Suas influências vão dos clássicos gregos à grande tradição portuguesa de Camões, Cesário Verde e Fernando Pessoa, além de poetas românticos como Hölderlin, Rilke, Rimbaud e modernos como Pound e Lorca. A relação com a poesia brasileira também é decisiva. Destacam-se os diálogos com Cecília Meireles, Murilo Mendes e João Cabral de Melo Neto.
Em seu prefácio, Vilma Arêas afirma que a poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen procura "recobrar a integridade entre o ser e o mundo", particularizando-se de forma combativa na situação histórica e social de Portugal.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características



    quem comprou, também viu