Borges, uma Vida

Livro usado.

À primeira vista, a vida de Jorge Luis Borges não parece oferecer substrato para uma biografia movimentada. Trata-se de um homem que viveu imerso no mundo dos livros, sem maiores aventuras, que morou com a mãe até os 75 anos e para quem o universo se assemelhava a uma grande biblioteca. Mas não para Edwin Williamson, que com uma diligência quase obsessiva escavou com pá psicanalítica a vida e a obra de Borges em busca de um princípio que explicasse aspectos peculiares da vida do escritor, como seu casamento surpreendente aos 68 anos, sua vida inteira de submissão à mãe e suas reticências no que dizia respeito a relacionamentos amorosos.
Ao longo do texto, Williamson estabelece ainda uma engenhosa e ousada ponte entre a vida e a obra de Borges, traçando interpretações psicológicas de textos que até então eram considerados “metafísicos” e desenterrando de escritos aparentemente impessoais referências profundas aos conflitos interiores de sua vida. O resultado surpreenderá até os leitores mais escolados na obra do maior autor argentino do século XX.

“Vivaz e original [...] leva o leitor muito além de qualquer ponto anterior na compreensão da vida do mestre argentino.” - Harold Bloom

 

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características



    quem comprou, também viu